A Câmara dos Deputados vai votar em breve a PL490, o chamado Marco Temporal. Essa lei diz que, para demarcar terras indígenas, os povos precisam mostrar que estavam lá a partir da data da promulgação da constituição de 1988.
O problema com isso é que a história da opressão contra os povos originários começou muito antes de 1988. As populações indígenas vêm sendo expulsas de suas terras desde o início da colonização. Além disso, a PL abre espaço para construção de estradas, mineiração e outras atividades com grave impacto ambiental em terras demarcadas.
O PL fica ainda mais problemática se considerarmos que a Constituição de 1988 ocorreu após a ditadura militar, período de extrema violência contra os povos originários. O Marco Temporal impede que o Estado brasileiro compense os danos feitos durante a ditadura.
A verdade é que a PL490 é promovida pelos latifundiários no Congresso, representantes da classe que sempre quis eliminar os povos indígenas. A utopia do Agro é um país rendido a meia dúzia de fazendeiros, destruição dos povos tradicionais e dos ecossistemas.
NÃO AO MARCO TEMPORAL! VENCEREMOS!
0 comentário