Hoje, 23 de Agosto de 2022, a Ocupação Cidade de Deus acordou com a CEMIG, com apoio da PM, cortando toda energia elétrica das casas das famílias da ocupação.
Com um acordo em andamento adiantado, a CEMIG e o Estado de Minas Gerais, violam o direito de trabalhadoras e trabalhadores, crianças e idosos a terem acesso à um serviço essencial para o desenvolvimento de suas tarefas cotidianas, afetando inclusive tratamentos de saúde de pessoas que precisam da energia elétrica para realizar procedimentos domiciliares.
Em mais uma demonstração de racismo ambiental e institucional, pessoas pobres, em sua maioria negras, que ainda não tiveram seu direito de acesso à energia elétrica garantido de forma regular, são impedidas de seguirem suas tarefas de forma tranquila.
Existem vários canais de diálogo que poderiam ser acessados antes de ser realizado o corte e essas famílias, ao invés de terem a luz cortada, deveriam estar tendo seu acesso regularizado.
Não queremos nada além dos nossos direitos garantidos e o acesso à eles regularizado. Queremos energia, água e saneamento básico! Condições dignas de construir nossas vidas!
0 comentário