O documento a seguir foi produzido pelas Brigadas Populares para incentivar e auxiliar na difusão de políticas mínimas de segurança entre a militância de esquerda, divulgando conteúdos básicos para ajudar na proteção das e dos que lutam em defesa do povo e do Brasil. Os conteúdos cobertos, de forma inicial, são cultura de segurança, análise de ameaças, controle das informações e compartimentalização, segurança digital, física, em manifestações e ameaças e acolhimento.

Existem diversos materiais semelhantes produzidos por uma grande quantidade de organizações e coletivos. Esta cartilha é mais um destes, chegando para somar e de maneira alguma se colocando como superior ou sequer suficiente para formação capaz de dar conta de todos os desafios da militância. Não confie cegamente em nenhum material – nem neste. Busque o maior número possível de referências e o que for mais adequado para sua realidade, sabendo que não existe e nem há possibilidade de existir um material que garanta completamente a segurança – o 100% de segurança é uma utopia, meta inatingível que devemos sempre buscar, tentando diminuir riscos e mitigar possíveis ameaças.

Este material está sob constante revisão e atualização. Comentários, críticas e sugestões, mais do que bem-vindos, são incentivados. Você pode entrar em contato por nacional@brigadaspopulares.org.br ou, se preferir, através do e-mail eomund@riseup.net (Impressão digital PGP: 41D5 60F8 EE8D A4C8 85BD 701E F828 B098 6A13 732C).

Data da última atualização: outubro de 2018.

Acesse aqui: Cartilha Básica de Segurança Militante

Em outros formatos voltados para impressão: Cartilha A5 em duas A4 | Para impressão em uma folha, frente e verso (A4 ou A3)

Cartilha Básica de Segurança Militante
Cartilha Básica de Segurança Militante

Uma ideia sobre “Cartilha Básica de Segurança Militante

  • outubro 30, 2018 em 3:11 pm
    Permalink

    Muito bom saber que pessoas/grupos pensam sobre segurança militante!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *